Égueybê Rá Yam Tôalá é Mestre de Luz administrador do sistema estelar conhecido como constelação do Rosário de Virgem Maria, vizinho e a oeste da constelação das Três Marias (outra dimensão da Via Láctea).
É de origem liriana e passou pela Terra em várias encarnações. Há 18,6 biliões de anos-luz participou da engenharia da criação da espaçonave holográfica com propulsão da força da vontade. Desenvolveu a construção dos componentes das energias protetoras dos portais e suas expansões energéticas. Também contribuiu na criação dos portais aos seres, efetuando a programação no sistema hormonal para existir a incorporação dos Espíritos elevados. No equilíbrio da glândula pineal e pituitária, aumentou a resistência para que a carga energética da incorporação não destruísse áreas nobres do cérebro – fato ocorrido posteriormente com o evento dos Anjos caídos.
Égueybê atua em conjunto com vários Mestres das frequências dos Lanonadeck, Sananda (Oxalá), Saint Germain e as Mestras Maria e Madalena. A pedido deles veio a Terra como monitor espiritual da Alquimia Celestial. Foi sacerdote, médico e cientista na civilização da Atlântida. Encarnou na África, onde foi rei da primeira dinastia de Ilê Ifá Olorum e cacique xamânico de várias tribos, nas aldeias de Ijiquirisá, Pompolena e Erutumpém.
Durante as cruzadas, Égueybê Rá Yam Tôalá assessorou diretamente Salomão e teve participação de amparo a São Francisco quando ferido – Égueybê foi protetor encarnado do Santo no processo de ascensão. Papa no Concílio do cristianismo Justiniano VII, Égueybê foi assassinado por impedir as realizações das práticas da magia de ancestralidades contrárias à verdade da Luz. Fundador da evolução de incorporação e grande articulador da divisão das forças energéticas entre o espiritismo, candomblé e umbanda, criou a Umbanda Divina – em um momento posterior, esta perdeu os reais fundamentos devido aos processos egoístas e discriminatórios dos seres.
Voltando às funções cósmicas, Égueybê Rá Yam Tôalá passou a vestir uma roupagem holográfica de Preto Velho e depois de Caboclo Sete Estrelas do Rosário de Virgem Maria. Atualmente, não participa do processo de incorporação nos humanos; ele usa mônadas a fim de alguns médiuns terem acesso às orientações. É necessário ressaltar que tanto Égueybê como outros Mestres usam o método de mônada holográfica para a canalização e incorporação acontecerem. Assim vai ocorrer até que o processo de evolução esteja concluído, transformando-se em processo telepático e de levitação.